quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Os Filhos de Adão e Eva cometeram pecado de Incesto?

1 - O conceito de incesto não existia ainda nas “duas” situações. Nem em Sete e Caim, e nem em “Noé” (tratarei de Noé depois). Não havia ainda a Lei que proibisse o incesto. Ela veio somente milênios de anos depois por meio de Moisés. Outro exemplo de incesto foi o caso de Abraão e Sara. Ambos eram irmãos por parte de pai:

“E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher;” (Gn 20:12).

E não havia nenhuma implicação por causa disso, porque não havia lei para isso.

2 - Leiamos acerca de Adão e seus filhos: "E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas" (Gn 5:3-4).

O texto não cita os nomes dos demais filhos e filhas de Adão e Eva, e não cita quando foi que Adão os gerou. Diz apenas que Adão tinha 130 anos quando gerou Sete. Antes disso não sabemos com que idade eles geraram Caim e Abel.

Outro quesito importante é o que diz o texto em Gn 4:1 “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem”. Isso pode denotar que ela já havia concebido filhas antes de Caim. O mesmo, depois de Caim matar Abel, somente com 130 anos eles voltam a conceber um menino (Sete).

Outra questão é que Adão viveu 930 anos. Estamos falando de mais de nove séculos gerando filhos e filhas que vão gerando filhos e filhas, etc, durante nove séculos. Portanto, tudo nos conformes das possibilidades uma vez que não menciona quantos filhos Adão e Eva geraram nestes nove séculos de vida.

3 – Já a questão de com quem Caim casou-se, o óbvio é que se casou com uma de suas irmãs. Leiamos o texto: “E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;” (Gn 4:16-17). “Conhecer” no texto não se refere que ele não a conhecia, porém, simplesmente não tinha tido relações com ela. Leia os demais casos do uso do termo “conheceu”:

“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim” (Gn 4:1)

“tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete;” (Gn 4:25)

A não ser que eles queiram concluir que Adão conhecia Eva e se esqueceu dela, e voltou a conhecê-la novamente quando gerou Sete. Kkk

4 – Agora o pior mico no post da ATEA é a questão de dizer que houve incesto no caso de Noé. Leia o texto:

“Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo”. (Gn 6:18) kkk


Pipe

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Então quer dizer que deus passou um pano?
    Um crime ou como você prefere, "pecado", só existe depois que inventam uma palavra para tal?
    Então para o seu deus não existia incesto não era pecado, mas Moisés impôs!?
    Ou seu deus mudou de ideia depois que viu que estava errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois contextos diferentes. O primeiro dizia respeito ao início da humanidade, o outro dizia respeito a uma nação de milhões de pessoas num deserto. O primeiro dizia respeito a uma necessidade quanto a multiplicação da humanidade por meio de um único casal. O outro dizia respeito a uma sociedade já formada e a não necessidade do sexo entre irmãos. A partir deste momento Deus lhes dá leis delimitando o exercício de sua sexualidade, entre elas a relação entre os da mesma família. Outro fator é que já se haviam passado quase 4.000 anos de história de humanidade. A Lei é uma nova aliança entre Deus e um povo específico. Do mesmo modo, Deus fez os homens nus, e mais tarde, na Lei, proíbe a nudez pública. Isso aponta para uma lei social, assim como o incesto. Por mais que ele tenha uma conotação moral nos dias de hoje, isso não significa que a intenção de Deus ao proibir o incesto, Deus tenha tido isso em mente. Todos os teólogos defendem a ideia de lei cultural, onde Deus forma uma ideia para um padrão de família, do que uma lei moral que denote pecado.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Mas e a evolução que diz que não viemos de um único casal mas de vários?

    ResponderExcluir