sábado, 5 de março de 2016

A lei de Deus é perfeita?


Sim.
Sl 18:30 - O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

Não.
Hb 8:6-7 - Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
---------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Quando Hebreus está dizendo que a segunda aliança é superior, ele está dizendo que a primeira não pode aperfeiçoar o ser humano (ver 7:18-19). A Lei é perfeita, porém, o ser humano não é perfeito. O ser humano imperfeito é incapaz de cumpri-la na sua totalidade. Diante disto, ela é perfeita, porém não para a salvação. Enquanto que, a segunda aliança é totalmente capaz de dar ao homem a salvação. Então, naquilo que a Lei é incapaz de dar ao homem a condição de salvo, a graça dá ao homem esta condição. A lei condena ao homem porque ela é perfeita e o homem não está na condição de perfeito para cumpri-la. Já a graça em Cristo Jesus independe da perfeição humana para que este seja salvo. Nisto a Graça é superior, pois ela e apenas ela pode dar ao homem a condição de perfeito por meio de Cristo.

Conclusão:
A Lei é perfeita, porém não para a salvação do homem. Pois neste caso, ela o condena e não o absolve, uma vez que este está na condição de imperfeito. Já a segunda aliança mediante a graça em Cristo Jesus sim é perfeita para dar ao homem a condição de salvo. Pois, esta não exige do homem a perfeição. Pois toda a perfeição foi suprida em Cristo Jesus. E aqueles que agora vivem, vivem por meio dEle que é perfeito. Enquanto que aqueles que não estão em Cristo são julgados pela perfeita lei de Deus. Os que estão em Cristo, estão libertos da Lei porque se encontram debaixo da Graça em Cristo Jesus.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário