terça-feira, 22 de março de 2016

Em qual dia o templo foi queimado?

O templo foi queimado no sétimo dia.
II Rs 25:8-9 - E, no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo nono de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia, a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; todas as casas dos grandes igualmente queimou.

O templo foi queimado no décimo dia.
Jr 52:12-13 - E, no quinto mês, no décimo dia do mês (este era o décimo nono ano do rei Nabucodonosor, rei da Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, que assistia na presença do rei da Babilônia, a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR, e a casa do rei, e também a todas as casas de Jerusalém, e incendiou todas as casas dos grandes.
------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Temos duas opções diante desta aparente “contradição”:
1. Vamos ler os textos na NVI:
II Rs 25:8 – “No sétimo dia do quinto mês do décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, foi a Jerusalém...”.

Observe que aqui o autor está descrevendo o episódio do ponto de vista de alguém que não está em Jerusalém. Pois ele usa a palavra “Foi” e não “veio”. O autor descreve a saída de Nebuzaradã da Babilônia no sétimo dia.

Já em Jr 52:12 diz o seguinte:
“No décimo dia do quinto mês, do décimo nono ano de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guarda imperial, que servia o rei da Babilônia, veio a Jersualém...”.

Observe que aqui o autor está descrevendo o episódio do ponto de vista de alguém que está em Jerusalém. Pois ele usa a palavra ”Veio” e não ”Foi”. O autor está descrevendo a chegada de Nebuzaradã em Jerusalém no décimo dia.

2. R. K. Harrison em seu "Comentário de Jeremias e Lamentações" pela editora Mundo Cristão, pg.151, sugere que: “A diferença talvez englobe o intervalo entre a chegada de Nebuzaradã e o começo da destruição”.

Os textos traduzidos na versão de JFDA dão vazão a este argumento. Pois, eles dizem que veio a Jerusalém. Porém, II Rs pode estar se referindo a chegada de Nebuzaradã a Jerusalém no sétimo dia e Jeremias estar se referindo ao início da destruição no décimo dia.

Conclusão:
O dois textos estão se referindo a um mesmo episódio de pontos de vista diferentes e não contraditórios. A não ser que se trate de um erro de copistas. Porém, isto se trata de especulação. Observando diretamente os textos, fica a liberdade de serem interpretados segundo os dois argumentos acima.

* O primeiro argumento propõe um autor descrevendo a saída (II Rs) de Nebuzaradã da Babilônia e outro descrevendo sua chegada (Jr) em Jerusalém.
* O Segundo argumento propõe um autor descrevendo a chegada (II Rs) de Nebuzaradã em Jerusalém e outro descrevendo o início da destruição do templo (Jr).


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário