segunda-feira, 21 de março de 2016

Que altura tinha o capitel de cobre?

O capitel tinha cinco côvados de altura.
Jr 52:22 - E havia sobre ela um capitel de bronze, e altura do capitel era de cinco côvados, e a rede e as romãs em roda do capitel; e tudo era de bronze; e semelhante a esta era a outra coluna, com as romãs.

O capitel tinha três côvados de altura.
II Rs 25:17 – A altura de uma coluna era de dezoito côvados, e sobre ela havia um capitel de cobre, e de altura tinha o capitel três côvados; e a rede, e as romãs em roda do capitel, tudo era de cobre; e semelhante a esta era a outra coluna com a rede.
---------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Em I Rs 7:16 diz que cada capitel tinha cinco côvados de altura. O que concorda com Jr 52:22.
* I Rs 7:15-16 – "Formou duas colunas de bronze, cada uma de dezoito côvados de altura, e um fio de doze côvados era a medida da sua circunferência. Também fez dois capitéis de fundição de bronze para pôr sobre o alto das colunas; cada capitel era de cinco côvados de altura".
* Jr 52:22 – “Quanto às colunas, a altura de cada uma era de dezoito côvados, e doze côvados era sua circunferência; era a sua espessura de quatro dedos, e era oca. Havia sobre ela um capitel de bronze; a altura de um capitel era de cinco côvados...”.

Observações:
1. Tanto a JFDA quanto a NVI trazem em II Rs 25:17 que o capitel tinha três côvados de altura.

2. A Bíblia de estudo NVI sugere que pode se tratar de um erro de copistas.

3. Já a Bíblia de Jerusalém, traz o texto da seguinte maneira:
II Rs 25:17 – “A altura de uma coluna era de três côvados e sobre ela havia um capitel de bronze, da altura de cinco côvados;...”.

Observe que aqui nesta versão o capitel é de cinco côvados. Ou seja, a cópia usada como fonte pela Bíblia de Jerusalém traz o número de cinco côvados. Porém, a coluna traz de três côvados.

Conclusão:
1. Pode tratar-se de um erro de copista. Porém,
2. A Bíblia de Jerusalém traduziu o texto de uma cópia que havia o número de cinco côvados para II Rs 25:17. Portanto, existem cópias que trazem o número de cinco côvados em II Rs 25:17 para a altura do capitel.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário