quarta-feira, 23 de março de 2016

Os olhos de Zedequias viram o rei da Babilônia?

Os olhos de Zedequias viram o rei da Babilônia.
Jr 34:3 - E tu não escaparás das suas mãos; antes, decerto, serás preso e serás entregue nas suas mãos (Nabucodonosor); e teus olhos verão os olhos do rei da Babilônia, e ele te falará boca a boca, e entrarás na Babilônia.

Os olhos de Zedequias foram retirados antes que ele chegasse a Babilônia.
II Rs 25:7 - E aos filhos de Zedequias degolaram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos a Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babilônia.
------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Vamos ler o vs. anterior:
II Rs 25:6 – “e ele foi capturado e levado ao rei da babilônia, em Ribla, onde pronunciaram a sentença contra ele”. (ver também Jr 34:9-11)

Obs: Zedequias foi levado até Nabucodonossor que estava em Ribla e não na Babilônia. Só então o texto continua dizendo:

II Rs 25:7 - “Executaram os filhos de Zedequias na sua frente, furaram os seus olhos, prenderam-no com algemas de bronze e o levaram para a Babilônia”.

Obs: Só então Zedequias tem seus filhos executados na sua frente e tem seus olhos furados. E então é levado para a Babilônia.

Agora leia comigo Jeremias 34:2-3
2 - Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Vai, e fala a Zedequias, rei de Judá, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Eis que eu entrego esta cidade nas mãos do rei da Babilônia, o qual a queimará.
3 - E tu não escaparás das suas mãos; antes, decerto, serás preso e serás entregue nas suas mãos (Nabucodonosor); e teus olhos verão os olhos do rei da Babilônia, e ele te falará boca a boca, e entrarás na Babilônia.

Obs: O vs.3 traz a seguinte ordem do ocorrido:
1. Zedequias seria preso e entregue nas mãos de Nabucodonossor. Onde? Na Babilônia? Não, conforme II Rs 25:7, isto ocorreu em Ribla.
2. Zedequias viu Nabucodonossor. Onde? Na Babilônia? Não, conforme II Rs 25:7, isto ocorreu em Ribla antes dos seus olhos serem perfurados. Quando Zedequias foi levado para a Babilônia, ele já estava cego.
3. Nabucodonossor falou cara a cara com Zedequias. Onde? Na Babilônia? Não, conforme II Rs 25:7, isto ocorreu em Ribla.
4. O texto deixa claro que somente depois que Zedequias foi entregue nas mãos de Nabucodonossor, ele finalmente viu o rei face a face, ouviu sua sentença da boca do rei, e finalmente foi levado para o exílio na Babilônia.

Conclusão: Não há nenhuma contradição!

Pipe


Obs: Cooperou nesta contradição: Guilherme Born

Nenhum comentário:

Postar um comentário