segunda-feira, 28 de março de 2016

Quando começou o reinado de Acazias?

No 12º ano de Jorão.
II Rs 8:25 - No ano doze de Jorão filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá.

No 11º ano de Jorão.
II Rs 9:29 - E, no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe, começou Acazias a reinar sobre Judá.
-----------------------------------------------------------
Descontradizendo:
A Bíblia de estudo NVI faz o seguinte comentário acerca disto:
"Em II Rs 9:29 o primeiro ano do reinado de Jorão foi contado como seu ano de ascensão, e seu segundo ano como o primeiro do seu reinado, ao passo que aqui seu ano de ascensão foi contado como o primeiro ano do seu reinado".

Gleason Archer também comenta:
"A resposta é que Acazias, filho de Jeorão, tornou-se rei em 841 a.C. Segundo o sistema de co-reinado, para Jorão, filho de Acabe, seria o décimo segundo ano; mas, de acordo com o método de numeração dos anos de reinado propriamente dito, isto é, de ascensão definitiva ao trono, seria seu décimo primeiro ano. Em 2 Rs 8:25, usa-se o sistema que contabiliza o co-reinado, mas em 2 Rs 9:29, o calculo não o considera. Confuso? A questão é que o Reino do Norte seguiu o método de somar o co-reinado desde 930 a.C. até 798 a.C., mas a partir desse ano (início do reinado de Jeoás, filho de Jeoacaz) até a queda de Samaria em 722 a.C., passou a usar o sistema de contagem que só considerava a asclusão definitiva ao trono. O Reino do Sul usou este sistema desde 930 a.C. até o início do reinado de Jeorão, filho de josafá (848-841), ou possivelmente um pouco antes, em 850, próximo da morte de josafá. Em meados, o sistema mudou, e a contagem passou a incluir os anos de co-reinado até o reinado de Joás, filho de Acazias (835-796) - quando se reverteu ao sistema de contagem antigo (i.e., o primeiro ano de reinado oficial não se iniciava senão no primeiro dia do novo ano (ano seguinte), após o ano em que o novo rei subia ao trono). Portanto, o décimo primeiro ano de Jeorão (reinado efetivo) era o décimo segundo, pelo sistema de contagem que incluia a co-regência, i.e., 841 a.C.".

Conclusão:
Não há nenhuma contradição!


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário