sexta-feira, 4 de março de 2016

Como devemos tratar nossos inimigos?


Devemos amá-los, ser gentil com eles, e tratá-los bem.
Mt 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem,

Lc 6:35 - Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Devemos odiá-los e desejar-lhes mal.
Sl 35:6-8 - Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga. Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, que sem razão cavaram para a minha alma. Sobrevenha-lhes destruição sem o saberem, e prenda-os a rede que ocultaram; caiam eles nessa mesma destruição.

Sl 55:15 - A morte os assalte, e vivos os engula a terra; porque há maldade nas suas habitações e no seu próprio interior.

Sl 58:6-7 - Ó Deus, quebra-lhes os dentes na boca; arranca, SENHOR, os queixais aos filhos dos leões. Sumam-se como águas que se escoam; se armarem as suas flechas, fiquem estas feitas em pedaços.

Sl 69:22-28 - Torne-se a sua mesa diante dele em laço e, para sua inteira recompensa, em ruína. Escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente. Derrama sobre eles a tua indignação, e prenda-os o ardor da tua ira. Fique desolado o seu palácio; e não haja quem habite nas suas tendas. Pois perseguem a quem afligiste e conversam sobre a dor daqueles a quem feriste. Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles, e não entrem na tua justiça. Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os justos.

Sl 83:9-10 - Faze-lhes como fizeste a Midiã, como a Sísera, como a Jabim na ribeira de Quisom, os quais foram destruídos em En-Dor; vieram a servir de estrume para a terra.

Sl 83:15-17 - assim persegue-os com a tua tempestade e assombra-os com o teu torvelinho. Encham-se de vergonha as suas faces, para que busquem o teu nome, SENHOR. Confundam-se e assombrem-se perpetuamente; envergonhem-se e pereçam.

Sl 109:6-14 - Põe acima do meu inimigo um ímpio, e Satanás esteja à sua direita. Quando for julgado, saia condenado; e em pecado se lhe torne a sua oração. Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Sejam órfãos os seus filhos, e viúva, sua mulher. Sejam errantes e mendigos os seus filhos e busquem o seu pão longe da sua habitação assolada. Lance o credor mão de tudo quanto tenha, e despojem-no os estranhos do seu trabalho. Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos. Desapareça a sua posteridade, e o seu nome seja apagado na seguinte geração. Esteja na memória do SENHOR a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe.

Lm 1:21-22 - Ouvem que eu suspiro, mas não tenho quem me console; todos os meus inimigos que souberam do meu mal folgam, porque tu o determinaste; mas, em trazendo tu o dia que apregoaste, serão como eu. Venha toda a sua iniqüidade à tua presença, e faze-lhes como me fizeste a mim por causa de todas as minhas prevaricações; porque os meus suspiros são muitos, e o meu coração está desfalecido.
Lm 3:64-66 - Tu lhes darás a recompensa, SENHOR, conforme a obra das suas mãos. Tu lhes darás ânsia de coração, maldição tua sobre eles. Na tua ira, os perseguirás, e eles serão desfeitos debaixo dos céus do SENHOR.

I Co 16:22 - Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Vamos a algumas considerações com respeito a esta aparente "contradição":

1. No Antigo Testamento a Lei era o que dirigia as ações cotidianas do povo. Portanto, era a própria Lei que dizia: "Não matarás!" ou "Ame o teu próximo!". Diante disto, todas as ações de Israel e do próprio Deus quando se refere a matar, estavam ligadas ao ato de juízo. Ou seja, Deus destruía os homens como juízo. E também, Deus usava não apenas Israel, mas outras nações como instrumentos de juízo a outras nações.

2. A Lei dizia: "Não mate!". Porém, a própria Lei dizia que em caso de adultério, os dois adúlteros deveriam ser mortos. O que concluímos com isto é que, em caso de juízo a Lei permitia que se matasse.

3. Os salmos são a expressão do desejo dos homens que andavam com Deus de verem este juízo sendo aplicado. Não havia sinais de arrependimento naqueles homens e diante disto se era conclamado o juízo de Deus a eles.

4. Outra questão, é que os salmos não são necessariamente o pensar de Deus e sim apenas o pensar de alguém que andava com Deus. O fato de um salmo ser dirigido a Deus, não significa que Deus fez o que o salmista desejou.

5. Deus apenas exerce juízo depois de dar diversas chances ao inimigo de se arrepender. O Juízo é posterior a advertência e não o contrário.

6. Não havia no ensino do Antigo Testamento uma emenda ou ensino como este que Jesus acrescenta de amar aos inimigos. Jesus com isto colocou a Nova Aliança como algo superior aquele ensino. Pois o cristianismo é sem dúvida, superior à Antiga Aliança. É fácil amar aos que nos amam, porém, o cristianismo nos desafia a ir além, amando os inimigos.

7. O Novo Testamento é dirigido pela graça e não pela Lei. Por isso, você não vê no cristianismo adúlteros sendo apedrejados em praça pública. Jesus trouxe uma nova era dirigida pela graça e não pela Lei. Só um ignorante compararia a graça com a lei como algo contraditório. É lógico que ambas as Alianças não andam juntas. A Lei empurra o homem na direção da graça. Pois, sem a graça todos seriam condenados.

I Co 16:22 - Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; maranata!

O texto não está dizendo que nós cristão saímos nas ruas amaldiçoando quem não é cristão. O texto diz apenas que, aquele que não está em Cristo, está numa condição de amaldiçoado. Pois, o que não ama à Deus, certamente está debaixo da maldição do pecado e do juízo que virá.

Conclusão geral:
Não se trata de uma contradição. Pois, é claro em todo o ensino do NT que a era da graça nos trouxe desafios muito maiores no quesito prático religioso. Ou seja, a graça nos ensinou a amar aos inimigos. E comparar este ensino com situações da Antiga Aliança é claramente uma contradição que a própria Bíblia diz que não há harmonia.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário