quinta-feira, 31 de março de 2016

Quando Baasa morreu?

No 26º ano do reinado de Asa.
I Rs 16:6-8 - E Baasa dormiu com seus pais e foi sepultado em Tirza; e Elá, seu filho, reinou em seu lugar. Assim, veio também a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa; e isso por todo o mal que fizera aos olhos do SENHOR, irritando-o com a obra de suas mãos, para ser como a casa de Jeroboão; e, por isso, o ferira. No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Elá, filho de Baasa, começou a reinar em Tirza sobre Israel; e reinou dois anos.

No 36º ano do reinado de Asa.
II Cr 16:1 - No ano trigésimo sexto do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá, para ninguém deixar sair, nem entrar a Asa, rei de Judá.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:

Bílbia de Estudo NVI:
"I Rs 15:10 diz que Asa reinou 41 anos em Jerusalém (910-869 a.C.). I Rs 16:8 diz que Baasa se tornou rei no 26 ano de Asa (886 a.C.). “O Cronista aqui e em 15:19, está datando a partir da separação entre Israel e Judá, e não segundo o número dos anos do reinado de Asa: Como Roboão tinha reinado durante 17 anos, e Abias durante 3 anos, são descontados 20 anos dos totais aqui, de modo que o 35º E o 36º anos de Asa são, na realidade, no 15º e o 16º anos do seu reinado. Nesse caso, o ataque montado por Baasa teria sido, possivelmente, uma reação às deserções do Reino do Norte para o sul (15:9)”.

Gleason Archer na "Enciclopédia de temas Bíblicos" pela editora Vida, pg.194, responde:

“A frase malekut´Asa, em II Cr 16:1, não se refira ao reinado do próprio Asa, mas deva ser entendido como “o reino de Asa”, o reino de Judá. Em defesa dessa teoria, deve-se dizer que malekut com freqüência se usa até mesmo em livros pós-exílicos com o significado de “reino” ou “domínio”, em vez de “reinado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário