sexta-feira, 25 de março de 2016

Que idade Joaquim tinha quando começou seu reinado?

Joaquim tinha 18 anos de idade e seu reinado foi de 3 meses.
II Rs 24:8 - Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Neústa, filha de Elnatã, de Jerusalém.

Joaquim tinha 8 anos de idade e seu reinado foi de 3 meses e 10 dias.
II Cr 36:9 - Era Joaquim da idade de oito anos quando começou a reinar e três meses e dez dias reinou em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do SENHOR.
------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Norman Geisler & Thomas Howe comentam: "Este é provavelmente um erro de copista. É provável que Jeoaquim tivesse 18 anos quando começou a reinar. A observação de que "fez ele o que era mau perante o Senhor, conforme tudo quanto fizera seu pai" (2 Rs 24:9) parece mais uma descrição de um homem de mais idade do que de um adolescente. Ainda, o fato de que os caldeus o condenaram à prisão em 597 a.C. indica que eles o consideraram em idade responsável, adulta. Algumas versões - como a ARA, a THL, a BV, a EC e a BJ - citam-no com esta idade (18 anos) em 2 Crônicas 36:9. (N. do T.)”.
Fonte: "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia"; ed. Mundo Cristão; pg.207.

Gleason Archer também comenta: "É óbvio que houve um erro de copista... Esse tipo de falha ocorria às vezes por causa de uma palavra semi-apagada ou de dano na superfície do papiro ou pelo original, onde estava o manuscrito de que se fizeram cópias. O sistema numérico em uso no século V (quando Crônicas provavelmente foi composto - sob a supervisão de Esdras) apresenta um traço horizontal que termina em gancho, na extremidade direita, como sinal de "dez"; dois traços seria "vinte". Os dígitos abaixo de dez eram indicados por traços verticais, geralmente em grupos de três. Assim, o número que originalmente havia sido escrito com um traço horizontal e um gancho sobre um ou mais desses grupos de traços verticais (nesse caso específico, oito traços), pareceria simplesmente "oito" em vez de "dezoito".

Fonte: "Enciclopédia de Temas Bíblicos"; ed. Vida; pg.186-187.

Nenhum comentário:

Postar um comentário