terça-feira, 29 de março de 2016

Eliseu recebeu o manto de Elias antes ou depois dele ser levado ao céu?

Antes
I Rs 19:19 - Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele.

Depois
II Rs 2:11-13 - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão.
--------------------------------
Descontradizendo:
I Rs 19:19 - "...Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele".

Suposição 1 da BDC: Eliseu ficou com a capa de Elias.
O texto diz que Elias lançou a capa sobre Eliseu. Porém, o texto não diz que Eliseu ficou com a capa. Mas digamos que Eliseu tenha ficado com a capa de Elias. Assim, vamos para segunda suposição.

II Rs 2:11-13 - "E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão".

Suposição 2 da BDC: Eliseu pegou a capa que caiu de Elias
O texto diz que Eliseu rasgou as suas próprias vestes e pegou o manto de Elias e saiu. Onde diz que o manto caiu de Elias? Quem disse que o manto não estava em Eliseu?

Concluindo:
As duas suposições são confrontadas pelos próprios textos. Pois:
1. Se Elias apenas lançou a capa e a tomou de volta, quando foi arrebatado, seu manto caiu e Elias o tomou para si.

2. Se Eliseu ficou com o manto desde o primeiro encontro com Elias, o manto que lhe caíra não caiu de Elias e sim dele mesmo quando estava rasgando suas vestes.

Portanto, em ambos os casos não há nenhuma contradição.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário