sábado, 12 de março de 2016

Quem trouxe o mal para Jó?

Satanás.
Jó 2:7 - "Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça".

Deus.
Jó 42:11 - "Então, vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro".
---------------------------------------
Descontradizendo:
Leiamos o vs.6 do capítulo 2:
"E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida".

Satanás agiu livremente, ou, agiu porque Deus permitiu que agisse?
Se a resposta é a segunda (que Deus permitiu que agisse), então não se trata de uma contradição. Pois, foi de fato Deus que permitiu que o mal viesse sobre Jó. Foi Satanás quem trouxe a enfermidade, porém, foi Deus quem permitiu que este a trouxesse. Mesmo não tendo sido Deus quem propôs a enfermidade, ele livremente a permitiu.

Ex: Se um funcionário faz uma proposta para o seu patrão, e este permite que ele faça o que propôs, o seu patrão coagiu junto a ele. Sendo, portanto, responsável junto ao seu funcionário pelas conseqüências judiciais de ter permitido que o fizesse. Assim foi no caso de Jó, Deus permitiu, e neste caso a enfermidade também veio da parte dele. Satanás propôs, Deus permitiu, Satanás agiu. Na percepção de Jó, porém, foi Deus quem trouxe a enfermidade. Uma observação interessante deve ser feita: Em todo o relato da história de Jó, em nenhum momento, Jó demonstra saber daquela conversa entre Deus e Satanás. Portanto, do ponto de vista de Jó, só havia um agente em toda aquela situação: Deus!

Conclusão: Não há nenhuma contradição.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário