sábado, 26 de março de 2016

Quanto durou o reinado de Jotão?

20 anos.
II Rs 15:30 - E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, e o feriu, e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias.

16 anos.
II Rs 15:32-33 - No ano segundo de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, começou a reinar Jotão, filho de Uzias, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou dezesseis anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jerusa, filha de Zadoque.
--------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
1. II Rs 15:5 diz que Jotão foi co-regente de Azarias: “O Senhor feriu o rei com lepra, até o dia de sua morte. Durante todo esse tempo ele morou numa casa separada. Jotão, filho do rei, tomava conta do palácio e governava o povo”.

2. Azarias (Uzias) pelo que parece morreu com 68 anos de idade ou mais.

3. Jotão foi co-regente de Azarias (ou Uzias II Rs 15:13) e Azarias reinou 52 anos em Jerusalém.

4. II Rs 15:23 diz que Pecaías começo a reinar em Israel no 50 ano de Azarias e reinou dois anos.

5. II Rs 15:27 diz que Peca começou a reinar no 52 ano de reinado de Azarias. E diz que Peca reinou 20 anos depois de matar Pecaías.

6. II Rs 15:30 diz que Oséias depois de matar Peca o sucedeu no ano 20 do reinado de Jotão.

7. II Rs 15:32 diz que Jotão começou a reinar no 2 ano do reinado de Peca. Diz que Jotão tinha 25 anos de idade quando começou seu reinado e que reinou 16 anos.

8. II Rs 16:1-2 diz que Acaz começou seu reinado no ano 17 do reinado de Peca. Tinha 20 anos quando começo a reinar e reinou por 16 anos.

9. II Rs 15:27 diz que, quando Peca iniciou seu reinado, Azarias ainda reinava e estava no seu último ano de reinado.

10. II Rs 15:37 diz que: "Naqueles dias o Senhor começou a enviar Rezim, rei da Síria, e Peca, filho re Remalias, contra Judá".

11. II Rs 16:5 diz que: "Então Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, saíram para lutar contra Acaz e sítiaram Jerusalém, ...".

Diante disto, o que temos é:
1. Peca inicia seu reinado no ano 52 do reinado de Azarias e reina 20 anos (o que “seria” o ano 72 de Azarias);
2. Jotão inicia seu reinado no ano 2 do reinado de Peca (o que seria o ano 54 de Azarias) e reina 16 anos segundo II Rs 15:33 (o que seria 69 de Azarias). Porém, II Rs 15:30 diz que Oséias começou a reinar no ano 20 de Jotão (o que seria o ano 72 de Azarias);
3. Oséias inicia o seu reinado no que seria o ano 72 do reinado de Azarias. Porém, II Rs 17:1 diz que ele iniciou seu reinado no ano 12 de Acaz (o que seria o ano 60 de Azarias).
4. Acaz inicia seu reinado no ano 17 do reinado de Peca (o que seria o ano 69 de Azarias). Porém, II Rs 17:1 diz que foi no ano 9 do reinado de Peca (o que seria o ano 60 de Azarias).

* O que parece ficar claro, é que Acaz foi co-regente de seu pai Jotão. Assim como Jotão foi de seu pai Azarias.
* Diante disto, quando o autor em II Rs 17:1 diz no ano 12 do reinado de Acaz, era na verdade o ano 8 do reinado de Jotão. Acaz estava no ano 12 como co-regente e não como rei principal.
* O autor está usando Acaz como referência em II Rs 17:1 e não Jotão. Pois, visando o fato de Acaz ser o rei atuante em II Rs 17:1, ele usou Acaz como referência e contou os anos de Acaz como co-regente.
* Isto fica evidenciado pelo fato de Jotão ainda estar vivo quando Oséias inicia seu reinado (II Rs 15:30). Porém, não mais exercendo a regência principal
* Jotão havia reinado 16 anos como rei principal, e mesmo depois de seu filho Acaz ter assumido a regência principal, Jotão permaneceu vivo e recebendo o título de Rei por mais 4 anos. Isto fica evidenciado pelo fato de Acaz ter assumido a regência no ano 69 de “Azarias” e Oséias no ano 72 de “Azarias”, o que era o ano 20 de Jotão (não como regente principal).

II Rs 16:2“Acaz tinha vinte anos de idade quando começou a reinar...”.

A Bíblia de estudo NVI traz o seguinte comentário:
“Talvez a idade em que Acaz se tornou co-regente pleno com seu pai Jotão em 735 a.C. Se não fosse assim, e em conformidade com as idades e datas fornecidas, Acaz teria 11 ou 12, em vez de 14 ou 15 anos de idade, quando nasceu seu filho Ezequias (v. II Rs 18:1-2)”.

Conclusão:
Toda a aparente "contradição" está em que o autor de II Rs usa o Rei atuante como referência em alguns momentos e usa o co-regente em outros. Neste caso, toda a confusão gira em torno de Jotão e Acaz.

Portanto, concluímos que:
1. Peca assumiu o reinado de Israel no ano 52 do reinado de Azarias Rei de Judá.
2. Era costume da época o Rei ter um co-regente, assim como um presidente hoje tem o seu vice e que assume funções presidências quando o líder oficial está em viagens.
3. Acaz apenas inicia oficialmente seu reinado no ano 18 de Peca e ano 16 de Jotão (seu pai ainda vivo).
4. Oséias assume o reino de Israel no ano 4 do reinado oficial de Acaz (como já dito, o autor usou Acaz como referência em II Rs 17:1) e não Jotão (como em II Rs 15:30).
5. Jotão inicia seu reinado no ano 2 de Peca e reina oficialmente como regente principal até o ano 18 de Peca, onde chegou a 16 anos de reinado. Porém, o autor de II Rs o usa como referência e dá a ele mais 4 anos de reinado não-oficial em II Rs 15:30 onde chegamos a 20 anos de reinado (16 oficiais e 4 não-oficiais).
6. Isto fica claro pelo fato do autor em II Rs 15:37 dizer que Peca se juntou a Rezim, rei da Síria contra Judá. Sendo que o contexto em que é dito isto, Jotão ainda é o rei. Porém, em II Rs 16:5 diz que foi apenas na regência oficial de Acaz que isto de fato aconteceu. Porém, Jotão ainda estava vivo não mais como regente oficial e sim seu filho Acaz.

Diante disto, o que concluímos é que não há nenhuma contradição. O autor não seria tão descuidado ao ponto de deixar furos numéricos tão absurdos neste ponto. A questão é que fica evidente é que o autor tinha em mente um propósito que pode passar despercebido por alguém pré-conceituoso em busca de falhas na Bíblia Sagrada.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário