quarta-feira, 9 de março de 2016

Aqueles que praticam o mal prosperam?


Os que praticam o mal prosperam.
Jó 12:6 - As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo

Sl 73:3-7 - Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração.

Sl 73:12 - Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas.

Jr 12:1 - Justo serias, ó SENHOR, ainda que eu entrasse contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que cometem o mal aleivosamente?

Os que praticam o mal ficam desolados.
Sl 34:21 - A malícia matará o ímpio, e os que aborrecem o justo serão punidos.
------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Nenhum destes versículos está dizendo que: "Somente quem é mau se dá bem na vida! Todo aquele que faz o bem só se ferra na vida!".

Estão apenas dizendo que há casos em que um ímpio aparentemente está se dando "bem" e um justo só se dá "mal".

No caso de Jó, era isto que ele estava vivenciando naquele momento. Pois ele era um homem justo e agora estava vivenciando toda aquela tragédia. Porém, porque a BDC não pergunta pra Jó se era isto o que continuava a pensar no fim da sua história? Certamente não encontraria nele o mesmo pensamento. O mesmo, no caso de Davi em seus salmos. Os salmos são expressões da alma de um homem que andava com Deus e vivenciava momentos em que horas parecia literalmente que Deus o havia abandonado. Estes salmos são chamados de salmos imprecatórios. São salmos de ira, ódio, decepção, etc... Se a BDC quiser usar este tipo de argumento para encontrar contradições na Bíblia, ela estará tropeçando no que há de mais maravilhoso na Bíblia Sagrada. O fato de ela ser exatamente o que ela descreve ser: O Relacionamento de Deus com seres humanos caídos e todas as implicações desta relação. O mesmo também no que se refere a Jeremias. Não é a toa que ele é chamado de o profeta chorão. Muitas vezes Jeremias se indignou contra Deus e viu em Deus "sinais" de injustiça de acordo com o seu ponto de vista. Porém, nenhum destes textos se trata de uma contradição. E sim, apenas do diálogo e expressão de homens que andavam com Deus e neste caminhar via coisas que os desafiava a crer num Deus justo e de amor.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário