terça-feira, 8 de março de 2016

É bom ser tolo?


É bom ser tolo.
I Co 1:21 - Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

I Co 3:18 - Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.

I Co 4:10 - Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, ilustres, e nós, vis.

Não é bom ser tolo.
Sl 5:5 - Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade.
-------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
De que tipo de loucura Paulo estava se referindo? Era o mesmo conceito que o Salmista estava usando? Vamos aos contextos dos textos e vamos ver do que Paulo estava falando:

I Coríntios 1:
17 - Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 - Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 - Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 - Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 - Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 - mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.
24 - Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
25 - Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 - Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são;
29 - para que nenhuma carne se glorie perante ele.
30 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

Paulo está dizendo que, a notícia de um Deus encarnado morrer na cruz por um mundo cheio de pecados era algo visto como uma loucura tanto pelos judeus quanto pelos gregos. É exatamente disto que ele se refere. Não tem nada a ver com algum tipo de doença psicológica. É apenas o conflito do Evangelho contra o que este mundo pensa sobre o que é sabedoria. Ele está dizendo que Deus destruiu este conceito de sabedoria na cruz em Cristo Jesus. O povo de Deus é louco no ponto de vista deste mundo, porém, para Deus, este mundo é louco em sua sabedoria.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário