quinta-feira, 10 de março de 2016

Deus pode ser encontrado através da razão?


Pode-se encontrar a existência e natureza de Deus através da razão.
Rm 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

Não pode-se encontrar a existência e natureza de Deus na razão.
Jó 11:7 - Porventura, alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?
---------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Eu não vou comentar o texto de Romanos porque ele está dizendo exatamente o que ele está dizendo. Ou seja, não há outra interpretação além daquela que você a entende quando lê. Diante disto, vamos ao texto de Jó e o seu contexto para vermos se, o que a BDC quer fazer com que entendamos, seja de fato o que a Bíblia está dizendo:

Vamos ler desde o vs.5 até o vs.7 na NVI:
"Ah, se Deus lhe falasse, se abrisse os lábios contra você e lhe revelasse os segredos da sabedoria! Pois a verdadeira sabedoria é complexa. Fique sabendo que Deus esqueceu alguns dos seus pecados. Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?".

A pessoa que pronunciou estas palavras foi Zofar (vs.1), amigo de Jó. Jó estava tentando entender o que lhe estava acontecendo. Estava buscando respostas do por que toda aquela tragédia havia sido permitida por Deus na vida dele. É diante destas questões que Zofar argumenta: "Quem vai entender os mistérios de Deus? Quem vai entender os caminhos de Deus?".

Zofar não está dizendo que não se pode conhecer a Deus pela razão. Está dizendo que não podemos entender a totalidade da mente de Deus. Há coisas e mistérios que acontecem em nossa vida que simplesmente não temos respostas nesta vida:

Dt 29:29 diz: "As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei".

É apenas isto que o texto está dizendo. Não tem nada no texto que implique naquilo que a BDC quer que ele diga, por exemplo, que não podemos conhecer à Deus pela razão. Bom, se não é pela razão é pelo que então? Porém, mesmo a razão humana, não pode perscrutar o ser total de Deus. Pois, Deus é infinito e Eterno e nós somos finitos e temporais. Porém, algumas coisas "...se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas".


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário