sexta-feira, 18 de março de 2016

Jeoaquim morreu na Babilônia ou perto de Jerusalém?

Ele morreu na Babilônia.
II Cr 36:5-6 - Era Jeoaquim de vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e onze anos reinou em Jerusalém; e fez o que era mau aos olhos do SENHOR, seu Deus. Subiu, pois, contra ele Nabucodonosor, rei da Babilônia e o amarrou com cadeias, para o levar à Babilônia.

Ele morreu perto de Jerusalém.
Jr 22:18-19 - Portanto, assim diz o SENHOR acerca de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá: Não lamentarão por ele, dizendo: Ai, irmão meu! Ou: Ai, minha irmã! Nem lamentarão por ele, dizendo: Ai, senhor! Ou: Ai, majestoso! Em sepultura de jumento, o sepultarão, arrastando-o e lançando-o para bem longe, fora das portas de Jerusalém.
-------------------------------------------------------------------------
Descontradizendo:
Nenhum dos dois textos está dizendo que Jeoaquim morreu na Babilônia ou nas proximidades de Jerusalém. Temos duas opções diante dos textos:

1. II Crônicas diz apenas que ele foi preso ”para ser levado”. Mas não diz se ele chegou mesmo a ser levado. Alguns comentaristas dizem que Jeoaquim morreu antes de ser levado de fato para a Babilônia. O que poderia estar de acordo com uma “suposição” de que Jeremias descreva profeticamente algo como se ele tivesse sido ”arrastado algemado” e morrido neste caso.

2. O texto de Jeremias diz que ele morreu “fora das portas de Jerusalém” e não nas proximidades de Jerusalém. “Fora das portas” pode significar muitas opções de interpretação. E, uma delas, é que Jeoaquim pode ter morrido na Babilônia, “fora das portas de Jerusalém”.

Conclusão: Não há nenhuma contradição. Há apenas uma especulação forçando o texto a dizer o que a BDC quer que ele diga.


Pipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário